terça-feira, 9 de outubro de 2012

Homenagem da Câmara Municipal de Varginha à Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências.              


            Atendendo proposição do vereador Leonardo Vinhas Ciacci, a Câmara Municipal de Varginha promoveu, no dia 24 de Setembro de 2010, solenidade comemorativa dos 50 anos da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências - AVLAC.
              Fundada em 21 de Fevereiro de 1960, a atual diretoria eleita para o biênio 2009/2011, assim se apresenta: Presidente - Vânia Vinhas Cardoso; Vice-Presidente- José Galvão Conde; Secretário-Geral - Moacyr Vallim Filho; 1ª Secretária - Sueli Aparecida Teixeira; 2ª Secretária - Isa Bíscaro Alves; 1º Tesoureiro - José Fernando Campos Ribeiro; 2º Tesoureiro - Victor Emmanuel Evangelista da Silva; Diretora Cultural - Vanessa Caldeira Teixeira Reis; Diretora Social - Elvira Gomes de Carvalho Pinto; Diretora de Patrimônio - Lygia Di Lorenzo Oliveira; Bibliotecária Arquivista - Carmen Vieira Brandão. CONSELHO FISCAL: Adilson Marciano Rosa, Luiz Henrique de Souza Pinto, Teresinha Teixeira Sério Reis. COMISSÃO DA REVISTA ACADÊMICA: Aníbal Albuquerque, José de Souza Pinto, Virginia Peloso Cavalcanti.
              O quadro da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, seguindo a norma da Academia Brasileira de Letras, conta com quarenta cadeiras em seu quadro de imortais.
AVLAC é uma entidade sem fins lucrativos e tem como escopo a produção, preservação e divulgação de trabalhos literários, artísticos e científicos. O trabalho da Academia é voltado para a valorização de escritores, artistas e cientistas varginhenses ou que aqui residam, contribuindo, desta forma, de modo significativo, para a construção e preservação da memória cultural de Varginha. E vem-se mantendo graças à contribuição financeira de seus membros para levar a efeito determinadas despesas eventuais. Tanto assim que, aproveitanto o momento significativo da comemoração do seu cinquentanário, a Academia vai editar uma revista, que há de ser histórica, com divulgação de trabalhos da lavra de seus acadêmicos.




 
 
 











 

A solenidade

              Presentes vários acadêmicos - confrades e confreiras - elegantes e orgulhosos em seus sóbrios fardões verdes-musgo com detalhes dourados em folhas de louro, símbolo do triunfo, e exibindo no peito os cintilantes medalhões de honra ao mérito a que fazem jus, a encarregada do cerimonial Carla Beralto iniciou convidando as autoridades a comporem a mesa, após o que o presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Vinhas Ciacci abriu a solenidade com a execução do Hino Nacional, sob o teclado da pianista-acadêmica Elvira Gomes de Carvalho Pinto.
               Em inspirado discurso, Leonardo Ciacci falou da oportuna da homenagem à AVLAC tendo em conta o reconhecimento da sua importância no seio comunidade em geral por sempre difundir cultura.
             Em pronunciamento bastante significativo, quando enalteceram o valor da Academia, falaram também os vereadores Adílson Marciano Rosa, Tia Celinha, Reginaldo Tristão, a Secretária de Educação Heliana Vinhas Ferreira - representando o Prefeito Eduardo Carvalho - que causou grande entusiasmo junto aos componentes da AVLAC ao declarar que o governo municipal está atento à concretização almejada pela categoria no que diz respeito à aquisição sede própria.
              Também usando da palavra o acadêmico Morvan Acayaba de Resende, um dos fundadores da Academia, reportou-se àquela época em que diversos jovens idealistas, muitos dos quais, hoje, de saudosa memória, tiveram a ideia de fundá-la e que, para se constituir entidade de princípio sólido, levou-se em conta a importância das letras, artes e ciências.
              Foi também elaborado o brasão artístico com um quê de nobreza o qual ostenta dizeres bem apropriado em latim: Urbem Incendam - o que significa “O saber incendeia, clareia, ilumina”.
              Por fim, usou da palavra a presidente da Entidade Vânia Vinhas Cardoso que em vibrante discurso, rico em palavras e poesias, falou sobre a atuação da academia no passado, no presente e no futuro que se espera ser grandioso para a cultura de Varginha.
              Entre diversas personalidades presentes no auditório, registramos o empresário Mauro Brito e o Ten. Tosatti representando o Comandante do 9º Batalhão de Bombeiro Militar, Ten. Coronel Pedro Alvarenga.

*(Postado por  José Fernando Campos Ribeiro no Informativo AABB, em 16 de outubro de 2010).
 
 
Virgínia Peloso Cavalcanti
 
 
              Ocupa a cadeira nº 22 da AVLAC cujo patrono é Antônio Vilela Nunes (Tonico Lira); primeiro ocupante: Naylor Salles Gontijo e segundo ocupante: Victor Yves Diniz. Premiada artista plástica, contista e poetisa sul-mineira, nascida em Boa Esperança. Participou de exposiçãoesde pintura em óleo sobre tela, no Brasil(Maringá-PR, Rio de Janeiro-RJ, Amparo-SP e Piracicaba-SP, no XV Salão de Artes, com o quadro "Pequenos Deuses") e no exterior (Áustria: Haid, Viena e Voralberg; Alemanha: Berlim e Frankfurt; China: Pequim; Eslováquia: Bratislava; Hungria: Budapest; Polônia: Varsóvia; República Checa: Praga; Tailândia: Bangkok). É presidente da Seccional CAPAZZ de Varginha.